segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Dicas - Apresentação de Slides


A Formação Continuada está chegando. E com ela, um recurso essencial para as apresentações: os slides. Mas como fazer uma boa apresentação? Para isso, seguem algumas dicas de como realizar um trabalho belo e interessante (as dicas foram tiradas do site "Bryan Garber's Blog"):

1. EVITE MUITO TEXTO NOS SLIDES: Lembre-se: os slides existem como um roteiro para guiar a tua apresentação, não para apresentar todo o conteúdo. Prefira uma estrutura em tópicos, colocando no máximo 2 linhas para cada tópico. Caso o tópico exija mais que 2 linhas, considere quebrá-lo ou resumir em palavras que sejam fáceis para relembrar do assunto.Muito texto nos slides podem levar o público a fazer duas coisas: pensar que você não sabe/entende do que está falando e desviar a atenção do que estiver falando para ler os slides. Isso nos leva ao segundo ponto. 

2. PROCURE MANTER A ATENÇÃO DAS PESSOAS FOCADA NO QUE VOCÊ ESTIVER FALANDO: Isso é obtido através do primeiro item. Tendo pouco texto nos slides, o público levará menos tempo para lê-lo e terá tempo de voltar a atenção ao que estiver falando. Procure manter um discurso fluente e claro, que todos possam entender o assunto que está sendo tratado. Isso ajuda muito em manter a atenção do público.

3. É TERMINANTEMENTE PROIBIDO LER (EM VOZ ALTA) OS SLIDES: Ainda ligado com o primeiro item, ficar lendo os slides torna a apresentação sem sentido e, como um todo, aborrecedora. Pode deixar a impressão de que, ao criar a apresentação, não deste a mínima atenção para o que estava escrito e/ou não entendeste o assunto. 

4. TAMBÉM É PROIBIDO LER PAPÉIS: Pelos mesmos motivos do item 3, evite levar e ler papéis com o texto da apresentação para o momento de apresentar o assunto. Nesse caso, pode ser feita uma exceção quando é extremamente necessária uma citação de um documento (tipo uma carta, um jornal, etc) que pode provar algo que você esteja apresentando. Mas este tipo de situação dificilmente irá ocorrer e sempre será melhor se não tiver que ler algum papel durante a apresentação.

5. CUIDE DA SUA APARÊNCIA: Cuide sempre para que sua aparência esteja de acordo com a ocasião da apresentação. Uma aparência que possa parecer fora de contexto pode levar o público a não levar a sério a apresentação. 



6. PARA OS MAIS RETRAÍDOS, TENHA SEMPRE ALGO PEQUENO PARA SEGURAR NAS MÃOS: Um lápis, uma caneta, um clips. Qualquer coisa que, num momento de tensão, possa utilizar para “descarregar” o nervosismo. Nestes momentos, segure com força o objeto, respire fundo e resolva da melhor maneira o “conflito”, seja dando uma boa resposta a um questionamento ou uma crítica.  

7. PERMITA-SE MOMENTOS DE DESCONTRAÇÃO: Moderação neste item! Sempre cuide do contexto e se o humor será apropriado ao momento. Procure não ofender ninguém! Mas um pouco de descontração é bom até mesmo para ti, que irás apresentar, relaxar um pouco e não ficar muito nervoso. Sempre cuide para não perder o foco dos objetivos e da seriedade que é implícita a apresentação! Como no item anterior, sou prova viva de que isto funciona.

Um outro site ("Computação em Ação") apresenta mais dicas que podem te ajudar durante a realização do trabalho com slides: 

1. NÃO COMETA ERROS DE ORTOGRAFIA: Não checar a escrita das palavras demonstra completa falta de cuidado e atenção. Se você não se importa o suficiente para por à prova a sua apresentação, sua platéia vai ficar menos interessada em você e na sua mensagem. É a forma mais fácil de parecer amador. 

2. NÃO CRIE COMBINAÇÕES DE CORES QUE CRIEM DISTRAÇÕES: Azul e verde são as mais difíceis de ler. 

3. NÃO USE FONTES DESNECESSÁRIAS: Designers profissionais de PowerPoint usam duas, no máximo três, estilos de fontes numa apresentação inteira. Não usem diversas fontes na sua apresentação. 

4. NÃO USE UMA FONTE MUITO PEQUENA: Você gostaria de assistir uma apresentação onde você não consegue ler nada? Acho que não!! Então não escreva com fontes pequenas! 



5. NÃO INSIRA IMAGENS DISTORCIDAS: Imagens usadas em PowerPoint devem ter pelo menos 900×720 pixels. Designers começam com imagens maiores e diminuem seu tamanho para caber no slide. Procure imagens de tamanho superior ao seu slide e reduza ao tamanho necessário! Nunca pegue uma imagem pequena e aumente sua dimensão, a resolução vai ficar ruim!

6. NÃO PAREÇA DESCUIDADO: Organize-se!! Planeje seu tempo [...] 

7. PLANEJE SEMPRE UM B: Salve todo o material que precisa em seu pen drive, e-mail, CD, entre outras. :-) 

8. PRATIQUE SUA APRESENTAÇÃO: Praticar uma apresentação em voz alta dá trabalho e faz com que você pareça polido e é garantia de que o assunto vai fluir melhor e no tempo certo. 

9. NÃO DESTAQUE SEUS ERROS: Se você não quer mostrar total falta de preparo, não diga algo como: “Ops, não tenho idéia de como este slide veio parar aqui”. 


10. NÃO ABUSE DAS ANIMAÇÕES: Não faça suas apresentações com funções “saltar”, “bumerangue” e a temida “nêutrons”, por exemplo, que faz as letras circularem descontroladas. Todas farão a platéia ficar com dor de cabeça. 

11. NÃO USE DESENHOS DE CLIP-ART: Procure fotos de resolução boa! Existem tantas sites que disponibilizam esse tipo de serviço. Usando o clip-art do PowerPoint, sua apresentação ficará com cara de "apresentação de escola primária"!

Esperamos que essas dicas ajudem vocês. E nos vemos no dia 4 de Março de 2013!!!



 

Ideias de Temas - Formação Continuada

Para os participantes do Projeto de Formação Continuada 2013, aqui vai uma sugestão de onde pesquisar ideias de temas.
No site da APAE de São Paulo, na parte de Cursos, você poderá encontrar temas que podem ser usados na Formação. É só clicar e conferir.

Clique no link para acessar o site da APAE de São Paulo: www.apaesp.org.br/instituto/cursos 

Bazar Beneficente




Estamos preparando um bazar beneficente em prol da Pestalozzi com peças de qualidade.  Nele vai encontrar roupas e calçados que vão fazer você entrar na moda. E tudo com preços imperdíveis! 

Você não pode ficar de fora dessa!

Venha e participe!

Dia: 04 de Março de 2013
Local: Praça Duque de Caxias, em frente à Farmácia Regina
Horário: das 08 às 16 horas



"Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que sabem ser generosas".



quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Cerimônia de Inauguração da Nova Sede

O dia 04 de junho de 2012 se tornou uma data de suma importância para nós. Neste dia, a cerimônia de inauguração da nova sede pestalozziana contou com a presença de familiares, alunos, funcionários, amigos e representantes do INSTITUTO JUTTA BATISTA DA SILVA. O momento foi de pura emoção, alegria e festividades! Vejam as fotos:
















































quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Projeto de Formação Continuada 2013

ATENÇÃO!!!

VEM AÍ A FORMAÇÃO CONTINUADA 2013!!!

O projeto tem como finalidade garantir aos profissionais que atuam na educação especial formação contínua e específica que levam a reflexão para ações significativas no dia-a-dia do CAEE "Manoel Valentim" e escolas regulares. Além disso, possibilitar o aprofundamento dos saberes na educação especial; propiciar discussão teórica e prática de natureza multidisciplinar; e contemplar questões de cidadania e participação democrática, com ferramentas necessárias para a busca constante da eficiência, eficácia, alcançando, assim, a efetividade do pensar e do fazer pedagógico.
Este ano a Formação será baseada no tema "Deficiência Mental". 


Data de início: 04 de Março de 2013
Horário: 17 horas
Local: Polo UAB - Santa Teresa




segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Nossa Nova Casa!

Aqui estão algumas imagens da obra construída com recursos captados pelo INSTITUTO JUTTA BATISTA DA SILVA no ano de 2012. Com ela conseguimos melhorar a qualidade de nossos atendimentos, podendo assim, oferecer aos alunos um espaço mais amplo e acolhedor.


Frente da Instituição



Brinquedoteca

Sala Psicologia

Biblioteca



Laboratório de Informática

Sala Fonoaudiologia

Sala Fisioterapia

Sala Estimulação Precoce

Auditório

Sala Educação Física

Sala T.I.D. (Transtornos Invasivos de Desenvolvimento)


Banheiros

Refeitório

Videoteca

Corredor principal