segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Dicas - Apresentação de Slides


A Formação Continuada está chegando. E com ela, um recurso essencial para as apresentações: os slides. Mas como fazer uma boa apresentação? Para isso, seguem algumas dicas de como realizar um trabalho belo e interessante (as dicas foram tiradas do site "Bryan Garber's Blog"):

1. EVITE MUITO TEXTO NOS SLIDES: Lembre-se: os slides existem como um roteiro para guiar a tua apresentação, não para apresentar todo o conteúdo. Prefira uma estrutura em tópicos, colocando no máximo 2 linhas para cada tópico. Caso o tópico exija mais que 2 linhas, considere quebrá-lo ou resumir em palavras que sejam fáceis para relembrar do assunto.Muito texto nos slides podem levar o público a fazer duas coisas: pensar que você não sabe/entende do que está falando e desviar a atenção do que estiver falando para ler os slides. Isso nos leva ao segundo ponto. 

2. PROCURE MANTER A ATENÇÃO DAS PESSOAS FOCADA NO QUE VOCÊ ESTIVER FALANDO: Isso é obtido através do primeiro item. Tendo pouco texto nos slides, o público levará menos tempo para lê-lo e terá tempo de voltar a atenção ao que estiver falando. Procure manter um discurso fluente e claro, que todos possam entender o assunto que está sendo tratado. Isso ajuda muito em manter a atenção do público.

3. É TERMINANTEMENTE PROIBIDO LER (EM VOZ ALTA) OS SLIDES: Ainda ligado com o primeiro item, ficar lendo os slides torna a apresentação sem sentido e, como um todo, aborrecedora. Pode deixar a impressão de que, ao criar a apresentação, não deste a mínima atenção para o que estava escrito e/ou não entendeste o assunto. 

4. TAMBÉM É PROIBIDO LER PAPÉIS: Pelos mesmos motivos do item 3, evite levar e ler papéis com o texto da apresentação para o momento de apresentar o assunto. Nesse caso, pode ser feita uma exceção quando é extremamente necessária uma citação de um documento (tipo uma carta, um jornal, etc) que pode provar algo que você esteja apresentando. Mas este tipo de situação dificilmente irá ocorrer e sempre será melhor se não tiver que ler algum papel durante a apresentação.

5. CUIDE DA SUA APARÊNCIA: Cuide sempre para que sua aparência esteja de acordo com a ocasião da apresentação. Uma aparência que possa parecer fora de contexto pode levar o público a não levar a sério a apresentação. 



6. PARA OS MAIS RETRAÍDOS, TENHA SEMPRE ALGO PEQUENO PARA SEGURAR NAS MÃOS: Um lápis, uma caneta, um clips. Qualquer coisa que, num momento de tensão, possa utilizar para “descarregar” o nervosismo. Nestes momentos, segure com força o objeto, respire fundo e resolva da melhor maneira o “conflito”, seja dando uma boa resposta a um questionamento ou uma crítica.  

7. PERMITA-SE MOMENTOS DE DESCONTRAÇÃO: Moderação neste item! Sempre cuide do contexto e se o humor será apropriado ao momento. Procure não ofender ninguém! Mas um pouco de descontração é bom até mesmo para ti, que irás apresentar, relaxar um pouco e não ficar muito nervoso. Sempre cuide para não perder o foco dos objetivos e da seriedade que é implícita a apresentação! Como no item anterior, sou prova viva de que isto funciona.

Um outro site ("Computação em Ação") apresenta mais dicas que podem te ajudar durante a realização do trabalho com slides: 

1. NÃO COMETA ERROS DE ORTOGRAFIA: Não checar a escrita das palavras demonstra completa falta de cuidado e atenção. Se você não se importa o suficiente para por à prova a sua apresentação, sua platéia vai ficar menos interessada em você e na sua mensagem. É a forma mais fácil de parecer amador. 

2. NÃO CRIE COMBINAÇÕES DE CORES QUE CRIEM DISTRAÇÕES: Azul e verde são as mais difíceis de ler. 

3. NÃO USE FONTES DESNECESSÁRIAS: Designers profissionais de PowerPoint usam duas, no máximo três, estilos de fontes numa apresentação inteira. Não usem diversas fontes na sua apresentação. 

4. NÃO USE UMA FONTE MUITO PEQUENA: Você gostaria de assistir uma apresentação onde você não consegue ler nada? Acho que não!! Então não escreva com fontes pequenas! 



5. NÃO INSIRA IMAGENS DISTORCIDAS: Imagens usadas em PowerPoint devem ter pelo menos 900×720 pixels. Designers começam com imagens maiores e diminuem seu tamanho para caber no slide. Procure imagens de tamanho superior ao seu slide e reduza ao tamanho necessário! Nunca pegue uma imagem pequena e aumente sua dimensão, a resolução vai ficar ruim!

6. NÃO PAREÇA DESCUIDADO: Organize-se!! Planeje seu tempo [...] 

7. PLANEJE SEMPRE UM B: Salve todo o material que precisa em seu pen drive, e-mail, CD, entre outras. :-) 

8. PRATIQUE SUA APRESENTAÇÃO: Praticar uma apresentação em voz alta dá trabalho e faz com que você pareça polido e é garantia de que o assunto vai fluir melhor e no tempo certo. 

9. NÃO DESTAQUE SEUS ERROS: Se você não quer mostrar total falta de preparo, não diga algo como: “Ops, não tenho idéia de como este slide veio parar aqui”. 


10. NÃO ABUSE DAS ANIMAÇÕES: Não faça suas apresentações com funções “saltar”, “bumerangue” e a temida “nêutrons”, por exemplo, que faz as letras circularem descontroladas. Todas farão a platéia ficar com dor de cabeça. 

11. NÃO USE DESENHOS DE CLIP-ART: Procure fotos de resolução boa! Existem tantas sites que disponibilizam esse tipo de serviço. Usando o clip-art do PowerPoint, sua apresentação ficará com cara de "apresentação de escola primária"!

Esperamos que essas dicas ajudem vocês. E nos vemos no dia 4 de Março de 2013!!!



 

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