quinta-feira, 18 de abril de 2013

Breve Histórico da Instituição


HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

A Sociedade Pestalozzi de Santa Teresa-ES foi fundada em 26 de novembro de 1991, na sala Augusto Ruschi, da Câmara Municipal de Santa Teresa-ES, por um grupo de 05 (cinco) pessoas representando a “Sociedade Pestalozzi” do Espírito Santo, os quais fizeram uma exposição dos objetivos da “Sociedade”, concitando os presentes a formarem uma diretoria provisória para fundação da mesma. Com a aprovação dos presentes foram eleitos para a primeira diretoria:
Presidente: Jorge Faustino Tononi Natalli;
1ª Vice-presidente: Sidleya Denícoli Loureiro;
2ª Vice-presidente: Vanessa Casotti;
1º Secretário: José Fernando Guaitolini Bringuenti;
2º Secretário: Leni Cruz Motta;
1º Tesoureiro: Irmã Rute Redighieri;
2º Tesoureiro: Lourdes Maria Sclauzer;
Conselho Fiscal: Gilséia Claudia Vallandro;
                              Evanir Vieira da Silva;
                              Maria Alice dos Santos Cruz.
Todos foram considerados sócios fundadores.
            Em 24 de agosto de 1992, iniciou-se o trabalho de educação especial numa pequena sala da escola "Pessanha Póvoa".
Em 04 de novembro de 1993, a Prefeitura Municipal de Santa Teresa cedeu um prédio onde funcionava um orfanato para ser sede da “Sociedade Pestalozzi de Santa Teresa - ES”. Este orfanato hoje está desativado.
As aulas tiveram início na sede da “Sociedade Pestalozzi” somente em 11 de abril de 1994, com 07 (sete) alunos matriculados, tendo a frente a professora MaP1 – Vanessa  Dagmar da Silva e a professora contratada pela  Prefeitura Municipal de Santa Teresa Jocilamara Montibeller Leonel, as quais realizaram trabalhos de alfabetização e estimulação precoce.
Considerando as exigências do Novo Código Civil Brasileitro, referente às entidades de caráter filantrópico, foi adequado o Estatuto de "Sociedade" para "Associação", em 22 de dezembro de 2003.
A Instituição tem firmado convênios com as três esferas de Governo, ONG’s e recebido doações da população em geral para funcionar no turno matutino e no turno vespertino.
Em 04 de junho de 2012 foi inaugurada a nova sede pestalozziana que contou com a presença de familiares, alunos, funcionários, amigos e representantes do INSTITUTO JUTTA BATISTA DA SILVA, responsável pela obra. Este projeto nos possibilitou o aumento da infraestrutura com salas mais arejadas e de fácil higienização tornando mais favorável o espaço para a aprendizagem dos alunos.
            Atualmente possui uma equipe especializada clínica e pedagógica que cuida da assistência, do tratamento e da educação de pessoas com deficiências de zero ano a 55 anos, através de Programa de Expressão e Linguagem, Programa de Orientação para a Vida, Ética, Cidadania e Trabalho, Atividades de Vida Diária (AVD's), Programa Corpo, Movimento/ Psicomotricidade, Programa de Estimulação Precoce, Programa de Informática, Programa de Artesanato, Programa de Ensino Especializado em Transtornos Invasivos do Desenvolvimento e Programa de Raciocínio Lógico.
O Centro de Atendimento Educacional mantido pela Associação Pestalozzi dispõe do Atendimento Educacional Especializado que é uma das condições para o sucesso dos alunos com deficiência. Esse atendimento existe para que os alunos possam aprender o que é diferente dos conteúdos curriculares do ensino comum e que é necessário ultrapassar as barreiras impostas pela deficiência. (AEE-SEESP/SEED/MEC- Brasília/DF- 2007)
A Entidade vem desenvolvendo ações na área Médica, Odontológica, Serviço Social, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Equoterapia. Conta com o Programa de Formação Continuada em serviço para subsidiar as ações desenvolvidas pela equipe multidisciplinar em prol de nossos assistidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário